terça-feira, 13 de maio de 2014

PROJETO JOVEM BOMBEIRO VOLUNTÁRIO JBV


 INTRODUÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, considerando o Trabalho Voluntário como “veículo complementar do Estado para a garantia e acesso dos Direitos Humanos à população e ao indivíduo”, resolveu viabilizar a implementação deste projeto nas comunidades para incentivar a prática do voluntariado, encorajando o comprometimento individual em prol do interesse coletivo, tendo o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – CTDH como setor de supervisão, planejamento e gerenciamento do projeto.
O projeto Jovem Bombeiro Voluntário – JBV formulado pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – CTDH constitui uma ação de incentivo à participação da comunidade por meio do trabalho voluntário em campanhas educativas para prevenção de sinistros e acidentes domésticos. Representa também um esforço para estimular ampliar a parceria entre CTDH e comunidade, dando ênfase ao terceiro setor, que vem ganhando destaque em nível nacional.

O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará acredita que este projeto, voltado para o voluntariado, fortalecerá as ações já desenvolvidas pelo CTDH e fomentará atividades pioneiras que contribuam para o crescimento do ser humano e a melhoria dos serviços prestados à comunidade.

O presente documento visa descrever o escopo do projeto, bem como as etapas necessárias para sua implementação.

INFORMAÇÕES

Projeto: Jovem Bombeiro Voluntário – JBV

Período Previsto:
·                           Nível 1 – Destinado a jovens entre 13 a 17 anos. Compreenderá 40 ( quarenta ) semanas.
·                           Nível 2 – Destinado a jovens entre 16 a 18 anos. Compreenderá os ensinos profissionais disponíveis pela Corporação, este nível somente nas unidades dos Bombeiros de Fortaleza.


Faixa Etária: Nível 1 – Entre 13 e 17 anos
                    Nível 2 – Entre 16 e 18 anos

Órgão Gestor: Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará – CBMCE

Formação: Nível 1  – Técnico - Bombeirístico
                 Nível 2 – Ensino Profissionalizante*

* Exclusivamente para os concludentes do nível 1.


Órgão Fiscalizador e de Planejamento: Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – CTDH


Órgãos Executores: Unidades do CBMCE


Local de Funcionamento: Preferencialmente nas unidades militares da Corporação, salvo as ocasiões em que os militares diretamente envolvidos no projeto, decidirem por utilizar outras instalações físicas a fim de promover um aumento na qualidade da formação dos alunos do JBV. Neste caso, deverá haver uma comunicação formal ao CTDH sobre o local escolhido.

Legislação: 

  • Lei Federal nº 9.608 9 de 18/02/1998
  • Decreto Estadual nº 27.100 de 18/06/2003
  • Projeto Origem do JBV – ESFAB/2003
  • Diretrizes do Comando Geral do CBECE

1. JUSTIFICATIVA

O Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, em 1999, fez parte de um intercâmbio com a Japan Internacional Copooperation Agency – JICA, dando origem aos primeiros acordes para criação do projeto.
Participavam do intercâmbio, representantes de vários países, inclusive da América Latina, entre Chile, Peru, Argentina, Costa Rica e Brasil, cujos Bombeiros Profissionais e Voluntários ali presentes puderam mostrar dados referentes às experiências do Serviço Voluntário em suas respectivas instituições de origem.
Dentre as atividades desenvolvidas, foram efetuadas diversas visitas a Bombeiros Voluntários em cidades do Japão, para observação e “ benchmarking” (importação de experiências exitosas). Os participantes puderam constatar a atuação dos bombeiros voluntários nas escolas municipais e nos sinistros de menor gravidade – ressalte-se a existência de unidades totalmente administradas por voluntários, a exemplo de Nagasaki, das de Fukuoka, entre outras.
Em 2000, ano seguinte ao intercâmbio com a JICA, em viagem de estudo realizado à Europa ( Portugal, Itália, França, e Espanha), representantes do Corpo de Bombeiros do Ceará tomaram conhecimento, ainda, da existência de Serviço Voluntário de Bombeiros em todos os paises visitados.
A atividade voluntária no Brasil é ainda bastante nova, com sua legislação datando de 1988. O serviço de bombeiros voluntários, encontra ainda, forte resistência social, e tem como fator principal o risco inserido nesse tipo de atividade.
Não se pretende nesse projeto galgar ao patamar de atividade voluntária encontrado em outros paises visitados, até por haver uma grande diferença cultural e histórica que se distância de um envolvimento mais consistente da comunidade no serviço profissional dos bombeiros. O que se espera é conseguir a colaboração da comunidade na massificação de conceitos básicos de segurança, prevenção e educação, tendo como elemento produtivo à capacitação e o envolvimento deste em atividades rotineiras do quartel do Corpo de Bombeiros.
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará implementa o trabalho voluntário no âmbito da corporação, de conformidade com a legislação. Há que entender como serviço voluntário, a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade.
O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista e previdenciária ou afim.
O CTDH exercerá o controle sobre todo o trabalho voluntário desenvolvido, notadamente quanto ao número de voluntários, a natureza da prestação de serviço, sua duração e local.
Para a consecução dos trabalhos voluntários necessários se faz do Termo de Adesão a ser assinado pelo próprio interessado ou responsável na prestação dos serviços e o Comando do CBMCE.
A administração do citado contrato deverá ser feita pelo Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – CTDH executor dos serviços.

2 .  OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL
O Projeto Jovem Bombeiro Voluntário – JBV tem por finalidade estimular a cidadania, através da participação das comunidades em ações voluntárias de ajuda mútua, com medidas preventivas e/ou de socorro para pessoas em situação adversa e de sinistro.


2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

-        Mobilizar a sociedade para enfrentar ativamente os problemas sociais e ambientais;

-        Estimular e ampliar a parceria entre Corpo de Bombeiros e Comunidades;
           
-         Estimular o capital social nos projetos de responsabilidade social;

-        Promover o Trabalho Voluntário no exercício dos direitos do cidadão;

-        Capacitar jovens entre 13 e 17 anos, através do engajamento em atividades voluntárias nos quartéis do CBMCE;

-        Desenvolver no jovem voluntário um nível de experiência profissional, principalmente na área pedagógica, que permita acesso mais fácil ao 1º emprego.




2 comentários:

  1. Temos tudo que você precisa !

    acesse : www.kpsbombeiros.com.br

    Assessoria completa
    Obtenção e renovação do AVCB
    Elaboração de projetos técnicos
    Revisão mensal e anual conforme NORMAS TÉCNICAS
    Vistorias técnicas
    Adequações de projetos técnicos aprovados
    Formação e treinamento de Brigada de incêndio
    Curso de Primeiros socorros
    Elaboração de F.A.T.
    Emissão de ART elétrica
    Emissão de ART de sistema
    Manutenção de equipamentos
    Rede hidráulica para incêndio
    Sistema GLP
    Central de alarmes de incêndio
    Alarmes de incêndio
    Hidrantes e magotinhos
    Botoeiras de bomba e alarme
    Bomba de incêndio
    Teste de mangueira
    Rede de splinklers
    Detectores de fumaça
    Luminárias de emergência
    Extintores
    Setas indicativas de rota de fuga
    Sinalização para equipamentos
    Pintura de solo
    Corrimãos

    ResponderExcluir
  2. pessoal eu faço jbv a 2 anos e eu garanto é muito bom vc aprende coisa que vc nunca viu

    ResponderExcluir